Aplicativos de Nutrição podem ser aliados no cuidado nutricional

27/02/2013 16:43

 

A alimentação saudável é o ponto chave para o bom controle do diabetes em todas as fases da vida. O cuidado nutricional em Diabetes Mellitus deve focar metas individualizadas e realistas, onde o plano alimentar deve se basear nas necessidades nutricionais, estilo de vida, hábitos e práticas alimentares, considerando, a utilização de ferramentas que favoreçam a adesão a terapia prescrita, objetivando alcançar as modificações clínicas e metabólicas.

A avaliação e orientação prévia do profisssional Nutricionista especialista, aliada aos aplicativos de Nutrição disponíveis atualmente para celulares iphone, ipad e Android, são ferramentas que podem potencializar a continuidade do plano estabelecido, pois permitem :

•        Acessar  banco de dados contendo grupos de alimentos em uma tabela de equivalência nutricional que auxilia a substituição  de alimentos

•        Buscar  informações nutricionais especificas para a Contagem de Carboidratos

•        Registrar os alimentos consumidos  e  posterior consulta  dos dados

•        Simular as refeições antes do consumo para orientação das decisões

•        Incluir informações nutricionais de novos alimentos, fornecidos pelo nutricionista

•        Planejar  refeições com alertas para horários

•        Visualizar  evolução do seguimento do plano alimentar prescrito e  peso

•        Acompanhar o consumo por grupos de alimentos, apontando as tendências a desequilíbrio

•        Enviar dos registros  para avaliação do profissional durante a consulta de Nutrição

 

Recentemente a revista científica Archives of Internal Medicine, publicou um estudo  realizado com adultos obesos e  com sobrepeso que foram  acompanhados quinzenalmente  por nutricionistas, psicólogos e médicos, mostrando que aqueles que utilizaram esta tecnologia tiveram resultados melhores logo no início do experimento e  reduziram mais peso ao final de 12 meses.

No mundo atual,  este tem sido um recurso cada vez mais utilizado, muitos  desenvolvidos por profissionais da área da Nutrição e que beneficiam  milhares de pessoas. Acredito na tecnologia a favor da saúde e provavelmente o sucesso dos aplicativos de Nutrição se deve ao reforço e estímulo contínuo proporcionado pela ferramenta, seja  pela facilidade de poder levar consigo no dia a dia o plano prescrito pelo profissional, por facilitar a busca de alimentos, pelos alertas de horários, seja pelo estímulo da visualização dos  gráficos evolutivos e  permitir o envio do registro das informações ao profissional que podem ser trabalhados durante a consulta.

A princípio como tudo que é novo, pode haver alguma resistência por parte dos profissionais mas é importante ressaltar que a tecnologia não substitui a necessidade de contato direto com o profissional. Tem  sido evidênciado pela ciência que para o sucesso da terapia  nutricional, independente de qualquer que seja a necessidade, deve se basear no  equilíbrio  estabelecido a partir da adequada prescrição de macronutrientes e micronutrientes, de forma personalizada e se fundamentar nos objetivos do tratamento. Desta forma esta tecnologia, quando bem utilizada, pode estreitar a comunicação entre paciente e profissional e se tornar um aliado do tratamento. Seguem algumas sugestões de aplicativos para quem deseja iniciar a experiência: Dieta e Saúde, Avanutri , Nutrabem e Tecnonutri.

 

Gisele Rossi Goveia                                                                                           
Diretora da Preventa Consultoria e Ação em Saúde                                        
Nutricionista Membro do Depto de Nutrição SBD